segunda-feira, 8 de julho de 2013

Quem Cumprimentamos ao Subir e Descer do Tatame?

Sinceramente não sei até que ponto estou certo no que vou escrever nas próximas linhas, mas sempre me perguntei quem eu cumprimentava ao subir e descer do Tatame, mas nunca perguntei para os Sihings ou para as Sijehs.

Claro que sei que este é um sinal de respeito aos que irão treinar naquele espaço e em especial para o Instrutor, Professor ou Mestre que estejam no Tatame, mas eu sempre me questionei e tive a impressão ao treinar que seria mais do que isso.

Como hoje infelizmente não haverá aula devido ao feriado em São Paulo, fui pesquisar um pouquinho sobre estas minhas sensações, afinal, percebi desde as primeiras aulas olhando pelo ambiente da Escola  uma imagem de um guerreiro com uma grande lança. Seria ele o "Deus" do Kung Fu?!

Pois bem, seu nome é Guan Yu, também conhecido por Kwan Kung e ele não é exatamente uma divindade, mas sim um dos maiores guerreiros da China Antiga. Um General muito forte e temido por seus inimigos que foi o inventor de uma das armas mais poderosas no Kung Fu, o Kwan Tao ou Guan Dao.

Dizem os historiadores que contaram a vida do General Guan Yu que sua Guan Dao pesava mais de 50 kg! Uma arma de tal tamanho e peso só poderia ser manejada por um guerreiro extremamente forte e com grande habilidade no Kung Fu. Diz a lenda que sua arma chamava-se de "Dragão Verde".

Existem milhares de histórias e lendas sobre o General que normalmente é retratado com longa barba negra, vestes verdes e em seu cavalo "Lebre Vermelha". Os textos elevaram o homem ao caráter de divindade, devido aos feitos fantásticos, sua habilidade e a imbatibilidade ao longo das batalhas.

Sua derrota e morte ocorreram aos 52 anos de idade, quando foi traído por um de seus soldados durante a Batalha Contra o Reino de Wu.

Não sei se esta é a melhor resposta para minha pergunta, mas com certeza aprendi um pouco de história chinesa e principalmente conheci um pouco deste grande guerreiro que com certeza incentivará mais ainda meus treinos.


Referências Extras Sobre Sua História e Lendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário