sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

As Origens do Choy Lay Fut

O Choy Lay Fut (também chamado de Choy Li Fut) é um estilo de Kung Fu popular na China, que emprega tanto posturas baixas como as técnicas de chutes altos dos estilos do Norte Chinês.

Um sistema que combina o Sul e o Norte da China: o poder das técnicas de braço e mão de cinco estilos animais dos Templos Shaolin do Sul (Pantera, Tigre, Dragão, Serpente e Garça), com movimentos amplos e circulares, rotações de corpo e trabalho ágil com os pés que caracterizam os estilos do norte Chinês.

Considerado por muitos mestres como o estilo mais efetivo para a defesa com múltiplos atacantes, possui uma grande variedade de técnicas incluindo socos de curto e longo alcance, chutes, quedas, rasteiras, ataques em pontos de pressão, sufocamento e imobilização de articulações.

"Choy Lay Fut é o sistema mais eficaz que eu já vi para combater mais de uma pessoa. [Ele] é um dos estilos mais difíceis de atacar e defender. Choy Lay Fut é o único estilo [de Kung Fu] que viajou para a Tailândia para lutar contra os pugilistas tailandeses e não tem perdido. " - Bruce Lee

O estilo foi fundado por Chan Heung em 1836 em King Mui, uma aldeia perto de Cantão (Guangzhou).

Nascido em 1816, Chan Heung começou seu treinamento em artes marciais com sete anos de idade quando ele foi morar com seu tio, Yuen Woo, um famoso boxeador do Templo Shaolin. Durante sua adolescência Chan Heung foi capaz de derrotar todos os adversários locais. Como resultado, com 17 anos de idade ele começou a estudar com Li Yau-San, colega sênior do tio do Templo Shaolin.

Chan passou quatro anos com Li antes de passar para treinar com Choy Fok, um monge Shaolin que vivia como um recluso na montanha Lau Fu.

Lá, Chan Heung aprendeu artes marciais e budismo. Saiu com a idade de 29 para voltar para a sua aldeia, onde ele passou dois anos refinando tudo o que ele tinha aprendido em um novo estilo de luta.
Ele deu o nome de seus dois professores, Choy Fok e Li Yau-San, e adicionou Fut (Buddha em cantonês) para prestar homenagem ao seu tio e as raízes Shaolin do sistema.

Chan Hueng repassou o ​​Choy Lay Fut para seus filhos Chan On-Pak e Chan Koon-Pak, e seu sobrinho Chan Kau. A partir deles, continuou a se espalhar por todo sul da China, e depois o resto do país e, em seguida, na Ásia e no mundo.

Uma das formas de propagação foi pelos Portos e Marinheiros. Por ser um estilo com golpes poderosos, posturas marcadas e ataques bem incisivos, caiu no gosto popular dos estivadores que aprendiam os movimentos e compartilhavam com os colegas.

Hoje o estilo é um dos mais populares na Ásia e no Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário