sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Kung Fu: Uma Alegoria para a Vida

Por vezes sou atropelado por pensamentos. Este me derrubou e tive que materializar.

Para os praticantes do Kung Fu ou de qualquer outra arte marcial é comum você acostumar-se em sentir dor. A convivência com ela acontece durante e após os treinos, ou seja, ela fica conosco o tempo todo.

Esta dor é muito mais do que simplesmente o trabalho muscular de força e resistência, ela testa nossa concentração e força de vontade - mas não é só isso.

Pensando na filosofia por trás do Kung Fu e em todos os pensadores que praticam a busca constante por equilíbrio, acredito que a arte marcial chinesa é uma alegoria para nossas vidas em forma de movimento e repouso. O equilíbrio dinâmico da vida.

A vida é repleta de dor. Sofremos todos os dias algo. Viver é sofrer.

O Kung Fu faz com que nosso foco vá além da dor. Com ele, temos uma ajuda para compreender que a vida só pode ser vivida em convivência com a dor.


Um comentário:

  1. Kung Fu é, de fato, trabalho duro, e que trabalho duro não seria tão gratificante com seus resultados? A todo instante somos testados, batalhamos duro pra conseguir alcançar nossos objetivos. Nas artes marciais temos a oportunidade de vivenciar várias recompensas de nossos esforços, a cada treino superando nosso status atual, indo de encontro aos nossos limites e descobrindo o quanto somos fortes, somos poderosos, com tantos progressos, tantos sucessos, desde os menores, até os maiores, chegando em níveis que sequer podíamos imaginar. As artes marciais surgiram da necessidade de enfrentarmos a vida e seus desafios. Hoje ela continua cumprindo o seu papel, por mais que não tenhamos que sair "distribuindo pancada" com tanta frequência por aí, continuamos lutando nossas batalhas da vida. Arte Marcial é, antes de tudo, filosofia, um estilo de vida, ser artista marcial é mais do que ser um mero corpo treinado e preparado para o combate, é ser um íntegro humano uno com o universo que o cerca.

    ResponderExcluir